terça-feira, 24 de setembro de 2013

ATIVIDADE COM CRÔNICA


IMAGINAÇÃO OU REALIDADE?

Alguns cronistas inspiram-se em manchetes de jornais ou notícias para escrever suas crônicas. E o cronista Moacyr Scliar foi um deles. 
Estudo do texto “TORMENTO NÃO TEM IDADE”.

TORMENTO NÃO TEM IDADE

- Meu filho, aquele seu amigo, o Jorge, telefonou.
- O que é que ele queria?
- Convidou você para dormir na casa dele, amanhã.
- E o que é que você disse?
- Disse que não sabia, mas que achava que você vai aceitar o convite.
- Fez mal, mamãe. Você sabe que odeio dormir fora de casa.
- Mas, meu filho, o Jorge gosta tanto de você...
- Eu sei que ele gosta de mim. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso, sou?
- Claro que não. Mas...
- Mas o que, mamãe?
- Bem, quem decide é você. Mas, que seria bom você dormir lá, seria.
- Ah, é? E por quê?
- Bem, em primeiro lugar, o Jorge tem um quarto novo de hóspedes e queria estrear com você. Ele disse que é um quarto muito lindo. Tem até tevê a cabo.
- Eu não gosto de tevê.
- O Jorge também disse que queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez...
- Não estou interessado nos desenhos do Jorge.
- Bom, mas tem uma cosa...
- O que é mamãe?
- O Jorge tem uma irmã, você sabe. E a irmã do Jorge gosta muito de você. Ela mandou dizer que espera você lá.
- Não quero nada com a irmã do Jorge. É uma chata.
- Você vai fazer uma desfeita para a coitada...
- Não me importa. Assim ela aprende a não ser metida. De mais a mais você sabe que eu gosto da minha cama, do meu quarto. E, depois, teria de fazer uma maleta com pijama, essas coisas...
- Eu faço a maleta para você, meu filho. Eu arrumo suas coisas direitinho, você vai ver.
- Não, mamãe. Não insista, por favor. Você está atormentando com isso. Bem, deixe eu lhe lembrar uma coisa, para terminar com essa discussão: amanhã eu não vou a lugar nenhum. Sabe por que, mamãe?Amanhã é meu aniversário. Você esqueceu?
- Esqueci mesmo. Desculpe, filho.
- Pois é. Amanhã estou fazendo 50 anos. E acho que quem tem 50 anos tem o direito de passar a noite em casa com sua mãe, não é verdade?
(Moacyr Scliar. O imaginário cotidiano. São Paulo. Global, 2001. p. 173-4)

 ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM EM DUPLA

 Produzir uma crônica entre mãe e uma criança pedindo para dormir na casa de um amigo. A mãe não quer deixar... e você e seu amigo têm que convencê-la!



Estas foram as crônicas desenvolvidas com os alunos do 5° ano vespertino, professora Ivani Murari e digitação nas aulas de informática professora Rozeli Trevisan. 

PUTZ!!! ESQUECI A ROUPA
- Papai, minha amiga Letícia ligou.
- O que ela queria?
- Queria que eu fosse posar lá.
- E o que você disse?
- Disse que iria.
- Fez mal, porque você não vai ir.
- Mas por que não?
- Porque eu quero que você fique em casa amanhã.
        Quando ela termina de tomar banho, tem a ideia de pular a janela e ir na sua amiga e foi isso que ela fez. Só que esqueceu de dois detalhes, o primeiro é que a rua estava cheia de gente e o segundo ela não tinha colocado a roupa.
-Putz!!! Esqueci a roupa.

Alunos: Beatriz da S. Fachin e Gustavo G. S. Alberton.




SE APROVEITANDO DA SITUAÇÃO

-Pai o meu amigo Evair ligou e ele quer que eu vou dormir na casa dele amanhã.
-Nem que a vaca tussa. Mas se o porco criar asas você pode ir.
-Mas papai enquanto eu fico fora de casa você pede levar a mamãe para um jantar romântico.
-Não! Eu já levei ela ontem, enquanto você estava dormindo.
- Ah... eu não comi comida japonesa.
-Mas eu não mandei você dormir.
-Voltando ao assunto. Deixa eu ir, por favor.
-Não e ponto final.
Minutos depois chega o amigo e disse:
-Você esta pronto?
-Não, mas se você quiser me ajudar não faz mal a ninguém.
-Espere um pouquinho.
-Se seu filho ir, nós podemos fazer a faxina da casa.
-Se você for filho vai perder o treino de mwaitay, mas tem outra solução se você tirar 10 no prova de história pode ir.
-Está bem pai.
No outro dia sai o resultado da prova, então o garoto tirou 10 tirando o 1 da frente.
Então ficou de castigo por 1 mês sem TV, sem computador, celular e sem dormir fora de casa.
Cinco dias depois aconteceu um desastre, a casa pegou fogo tudo foi destruído. Fizeram uma barraca fora de casa e chegou a noite, todos foram dormir.Minutos depois veio um vendaval e levou a barraca e o pai disse:

-Está bem filho, você pode ir no seu amigo dormir, mas com uma condição, se a família toda ir.

Autores: Willian Paulo Satskuna e Arthur Falchetti.







AMIGOS OU INIMIGOS?



- MÃE, O MATHEUS ME LIGOU!
             - E O QUE ELE QUERIA?

             - QUERIA QUE EU FOSSE DORMIR NA CASA DELE, AMANHÃ!

             - O QUE VOCÊ RESPONDEU?

             - QUE IRIA.

             - MEU FILHO, VOCÊ É UM TREMENDO CABEÇA, NÉ?
             - MAS, POR QUÊ?
             - PORQUE VOCÊ É MUITO NOVO PARA DORMIR FORA.
             - ELE DISSE QUE IRÍAMOS A UMA PIZZARIA!
                       E CHEGA O PAI:
             - DO QUE VOCÊS ESTÃO FALANDO?
             - PAI, POSSO DORMIR NA CASA DO MATHEUS, AMANHÃ?
             - CLARO QUE SIM.
                       E A MÃE DISSE:
             - ESTÁ MALUCO. POR QUE VOCÊ O DEIXOU IR?
             - PORQUE AMANHÃ É O SEU ANIVERSÁRIO DE 1O ANOS.
             - HÁ, HÁ, HÁ! VOCÊ PENSA QUE ME ENGANA, HENRIQUE?
             - O ANDRÉ JÁ ESTÁ BEM GRANDINHO.
E ANDRÉ SAI DE FININHO PARA A CASA DO MATHEUS, ENQUANTO SEUS 
PAIS DISCUTEM NA SALA DA CASA DE ANDRÉ.
             - HENRIQUE, CADÊ O ANDRÉ?
             - NÃO SEI. ELE ESTAVA AÍ DO SEU LADO.
             - AGORA A CULPA É MINHA?
             - VAMOS VER... SIM, É SIM.
             - ELE SÓ PODE ESTAR EM UM LUGAR...
                       E OS DOIS FALAM JUNTOS:
             - NA CASA DO MATHEUS.
ENQUANTO ISSO DO OUTRO LADO DA RUA, ANDRÉ BATE NA PORTA DA
CASA DO MATHEUS. ELE DISSE:
             - ANDRÉ O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AQUI?
             - MEUS PAIS BRIGARAM E RESOLVI FUGIR.
                       E MATHEUS GRITA:
             - OO QUEEE?
             - AI, MEU DEUS, MATHEUS GRITA MAIS BAIXO.
- VOCÊ QUER QUE EU GRITE BAIXO COM O MEU MELHOR AMIGO FUGINDO DE
CASA?
             - ÉÉÉÉ... SIM.
                       E OS PAIS DE ANDRÉ:
             - ACHAMOS VOCÊ, ANDRÉ. COMO VOCÊ VEIO PARAR AQUI?
             - EU FUGI DE CASA, HE, HE, HE, HE.
                       E O PAI:
             - SEU MOLEQUE ENXERIDO, AGORA QUE VOCÊ NÃO DORME FORA MESMO.
             - CALMA HENRIQUE. VAMOS  DEIXAR ELE   IR.
             - POR QUE VOCÊ QUER  DEIXAR  ELE  IR?
             - PORQUE ELE FOI CORAJOSO.
             - TÁ BOM, TÁ BOM!
             - PODE POSAR NO MATHEUS HOJE.
             - VALEU PAIZÃO, VOCÊ É O MELHOR PAI DO MUNDO.
                       E MATHEUS FALOU:
             - NÃO, O MELHOR É O MEU.
                       E COMEÇOU A DISCUSSÃO.
             - MÃE, NÃO QUERO MAIS IR DORMIR NA CASA DO MATHEUS.
             - HÁ, FILHO POSA.
             - MAS EU NÃO QUERO MÃE.
- VAI, POSA.  INSISTE O PAI: - VAI SER BOM, POR QUE AMANHÃ VOCÊ CHEGA EM CASA E SEUS PRESENTES ESTARÃO LHE ESPERANDO.
             - TÁ BOM, EU POSO.
             - ISSO, VOCÊ É MUITO CORAJOSO FILHO, PUXOU AO PAI.
 E NO DIA SEGUINTE TODOS COMEMORARAM O ANIVERSÁRIO
 DE 10 ANOS DE ANDRÉ.


ALUNAS: ALANA BORGHETI E LAURA ANTUNES.



A BRABEZA DA MAMÃE

A campainha toca (Dim dom)
- Oi filha chegou cedo, como foi à aula?
- Foi ótimo, tirei 10 na prova. Mãe a minha amiga Beatriz perguntou se posso dormir na casa dela.
- Há filha que bom! Mas não.
- Mas mamãe, eu já tenho 10 anos e preciso tomar minhas decisões. Beatriz faz dupla comigo no trabalho de história...
- Não estou a fim de deixar minha filha andar 7 casas à frente!
- Mas mãe eu vou de bicicleta.
- O pneu furou.
- Mas o irmão dela é lindo estou apaixonada por ele, ela tem um quarto de hóspede da cor que eu mais gosto, uma TV de 42 polegadas, uma cama macia e um quintal cheio de flores.
- Mas não!
         O telefone toca (tem um pobre ligando pra mim)
- Alô!
- Oi tudo bem, já esta vindo?
- A minha mãe não deixou!
- Passa pra coroa...
- Toma mamãe!
- Alô!
- Alô quem fala?
- Quem fala é a Beatriz.
- Oi Beatriz, como você está?
- Bem... por que a senhora! Ops coroa não vai deixar a Katlin dormir aqui?    
- Ela não pode, tem muito serviço a fazer.
   Então Michelle desligou o celular. Um pouco mais tarde:
- Tá bom filha, vá.
- Obrigado mamãe!
 No outro dia:
- Mãe, cheguei!
- Você não esqueceu nada?
- Lápis, borracha na Bia não esqueci nada
- É o meu aniversário.
- Chiiiii! É verdade, esqueci mesmo, mas o que você quer de aniversario?
- Um toca discos  para eu dançar FUNK.
Naquele dia cerca de 20 pessoas morreram, acontece que Michelle cantava muito mal e  assim destruiu o prédio de 12 andares de cima a baixo.
   
Alunas: Kerlling Cristmann, Maria  Eduarda.C. do Nascimento Klaus
 



A MÃE QUE NÃO DEIXA O FILHO TERMINAR DE FALAR


-Mãe... Os meus amigos o João e o Arthur vieram aqui para ver se eu poderia ir passar um tempo junto com eles na...
-Eles estão esperando você?
-Sim.
-E você disse o que para eles?
-Eu disse que era certo que eu iria.
-Mas por que respondeu isso? Você não pode ir garoto! Eles são uma má companhia para você, fiquei sabendo que eles andam roubando calcinhas da vizinha para fazer coleção.
-A mãe deles deu uma boa lição neles ontem, eles aprenderam que não se devem roubar as calcinhas das vizinhas e não atirar pedra na vidraça dos vizinhos.
-Mas você não vai, eles continuam as mesmas pessoas, não mudou nada, eles continuam fazendo essas coisas escondido da mãe deles.
  Depois de um tempo de discussão o pai chega do trabalho e fala:
-Que discussão é essa?
-É que o João e o Arthur vieram me convidar para ir junto com eles, mas mamãe não deixa.
-Até poderia deixar, mas aqueles garotos fazem muita bagunça e são capazes de envolver meu filho nisso.
-Filho você não pode ir, aqueles garotos são muito safados.
-Mas espera aí, em que lugar eles querem te levar filho?
-É o que eu estava tentando falar!Os meus amigos querem me levar na festa de aniversário do João.
-Mas por que você não falou logo isso?
-Porque você não deixou eu falar.
-Então eu peço desculpas filho, eu pensei que eles queriam levar você para mais uma das folias deles.
-Então vai se arrumar filho, papai te leva de carro.
-Estou pronto papai, podemos ir?
-Claro que sim, mas espera um pouco que vou falar um pouquinho com sua mãe.
  Devagar o pai fala no ouvido da mãe:
-Vê se da próxima vez deixa o menino terminar de falar e presta mais atenção em nossos garotos.

ALUNOS: ARTHUR ERNANI e  JOÃO MARCIO.
  





                       
O MENINO FUGITIVO

- Pai o Robson ligou.
- O que ele queria?
- Pediu se eu posso posar na casa dele.
- Meu filho esqueceu que amanhã é seu aniversário de 10 anos.
- Eu sei papai, bem por isso que eu queria posar na casa dele.
- Você não pode ir meu filho.
- Mas pai...
- Mas pai nada. Vai brincar!
- Papai não custa nada deixar e além disso, vão outros amigos lá na casa do Robson.
 - Não, eu não vou deixar você posar na casa de seu amigo.
- Fábia vai chamar o Juninho para jantar.
Então gritou:
-Fernando venha aqui!
Quando Fernando chegou Juninho não estava no quarto, o pai procurou até na privada. Procurou, procurou e não achou em lugar nenhum. Então foi procurar no seu amigo e também não achou, logo ligou para a polícia e disse:
- Vocês não viram meu filho.
 Então eles disseram.
- Nós não vimos seu filho.
 Quando ele achou seu filho disse:
- Obrigado Deus por me ajudar a achar esse pestinha.
  
Alunos: Robson Patrício Guedes, Mardoqueu César Pereira.

         

FILHO NÃO TEM IDADE

         -Papai meu amigo telefonou!
         -O que ele queria?
         -Ele queria que eu fosse na a casa dele.
         -Fazer o quê?
         -Ir posar lá.
         -Você pirou!
         -Mas por que papai?
         -Amanhã você precisa me ajudar.
         -Mas ele disse que comprou um vídeo game.
         -E o que eu tenho com isso?
         -Tudo papai!
         -Mas por quê?
         - Porque você pode me deixar ir.
         -Não, não e não!  
         -Mas pai!
         -Eu já disse que não.
         - Ô pai, você não está esquecendo de nada?
         -Que eu lembre não filho. Por que essa pergunta?
         -Porque amanhã eu estou fazendo aniversário.
         -Há é mesmo, eu tinha esquecido!
         -E amanhã eu faço 10 anos.   
         -Filho já que amanhã é o seu aniversário eu vou deixar ir lá na casa do seu amigo.
         -Obrigado pai!
         -Mas olha, eu quero ver você aqui amanhã às 13 h, senão eu vou te buscar.
         -Está bem, amanhã as 13 h eu estarei aqui.


ALUNOS:WELLINGTON BERNARDO, JEFERSON GONSALVE DA SILVA


QUE MEDO! QUE SUSTO!

- Mãe, meu amigo Joaquim ligou. 
-E o que ele queria?
- Que eu fosse lá posar.
- E o que você  falou?
- Falei que sim.
-O que você acha.
-Acho uma boa ideia.
- Então estou indo arrumar as minhas roupas.
- Não filho, espere o seu pai chegar e veja o que ele acha.   
E então chega o pai e diz:
- Olá família, tudo bem?
- Tudo!
- Pai, você me deixa ir posar na casa do Joaquim?
- Claro que não!
-  Mas porque não?
- Você  pode até ir mas primeiro me de três motivos,  
- Primeiro eu e ele gostamos de assistir filmes.
- O segundo nós gostamos de brincar junto e o terceiro não sei.
- Está bem filho, como eu sou um pai querido e você também, então você pode ir.
Chegando lá:
  - Bruno, você veio!
- Não, só estou aqui por que sou uma estátua. 
- Pois é.
Depois de um tempo eles foram brincar com o cachorro do Joaquim.
- Bruno, duvido  que você acerte este enxame de abelha.
- Claro que eu acerto. Quando ele acertou a pedra, as abelhas picaram o cachorro.
- Meu Deus... meu cachorro, vamos levar para a minha mãe.
- Mãe, meu cachorro levou uma picada de abelha.
- Como isso aconteceu.
- Ah... é uma longa história. Vamos levá-lo ao veterinário.
Chegando lá a moça diz:
- Não foi nada de mal, mas na próxima fez tomem mais cuidado.
- Está bem. Tchau!
- Tchau!
Saindo do veterinário Joaquim diz:
 - Mãe,  quero um salgadinho.
- Vai lá e compra.
-Mãe posso  levar meu cachorro?
- Não.
       Quando ele foi comprar o  salgadinho o cachorro foi atrás e foi atropelado, ajuntaram ele e levaram ao veterinário novamente. A moça  fez um curativo e Bruno diz:
-Tia sabe por que o cachorro não...
- Porque a morte estava de férias.

ALUNAS: LETICIA CAROLINA FACHIN, KATLIN EDUARDA SECCHI





PARABÉNS ALUNOS DO 5° ANO VESPERTINO 


Um comentário: