|
ESTADO
DE SANTA CATARINA
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras:
Ivani Murari , Francieli Antunes, Alzira Ana Ariati, Rozeli Trevisan,
Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti Pagani
|
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 5º ANO
TEMA: A energia e o meio ambiente: dos
combustíveis fósseis às fontes alternativas.
Obra Café (Cândido Portinari)
Vó caiu na piscina
De noite na casa da serra, a luz
acabou. Entra o garoto:
− Pai, vó caiu na piscina.
− Tudo bem, filho.
O garoto insiste:
− Escutou o que eu falei pai?
− Escutei, e daí? Tudo bem.
− Ce não vai lá?
− Não estou com vontade de cair na
piscina.
− Mas ela ta lá...
Eu sei você já contou. Agora deixe
seu pai fumar um cigarrinho descansado.
− Ta escuro, pai.
− Assim até é melhor. Eu gosto de
fumar no escuro. Daqui a pouco a luz volta. Se não voltar, dá no mesmo. Pede a
sua mãe pra acender a vela na sala. Eu fico aqui mesmo, sossegado.
− Pai...
Meu filho vá dormir.
− Vó ta com uma vela.
− Pois então? Tudo bem. Quando ela
sair da piscina, pega a vela e volta direitinho pra casa. Não vai errar o
caminho, você sabe muito bem que sua avó não precisa de guia.
− Por que ce não acredita no que eu
digo?
− Como não acredito? Acredito sim.
− Ce não ta acreditando.
− Você falou que a sua avó caiu na
piscina, eu acreditei, tudo bem. Que é que você queria que eu dissesse?
− Não pai, ce não acreditou ni mim.
− Ah, você está me enchendo. Vamos
acabar com isso. Eu acreditei quantas vezes você quer que eu diga isso? Ou você
acha que estou mentindo?
− Não te chamei de mentiroso.
− Não chamou, mas está duvidando de
mim. Bem, não vamos discutir. Sua avó caiu na piscina e daí? É um direito dela.
Não tem nada de mais cair na piscina. Eu só não caio porque estou meio
resfriado.
− Ô, pai!!!
O garoto saiu desolado. Daí a pouco
chega a mãe:
− Eduardo, você sabe que dona
Marieta caiu na piscina?
− Até você, Fátima? Não chega o
Nelsinho vir com essa ladainha,
− Eduardo, está escuro que nem breu,
sua mãe tropeçou, escorregou e foi parar dentro da piscina, ouviu? Está com uma
vela acesa na mão, pedindo que tirem ela de lá, ela está com a roupa
encharcada, e se você não for depressa ela morre, Eduardo!
− Como? Por que aquele moleque não
me disse isto logo? Ele falou apenas que ela tinha caído na piscina, não
explicou que ela tinha tropeçado escorregado e caído!
Saiu correndo, nem esperou a vela,
tropeçou, quase ia parar também dentro
d’água :
− Mamãe, me desculpe! O menino não
me disse nada direito. Falou só que a senhora caiu na piscina. Eu pensei que a
senhora estava se banhando.
− Está bem Eduardo − disse dona
Marieta, saindo da água pela mão do filho, e sempre empunhando vela que
conseguira manter acesa. − Mas de outra vez você vai prestar mais atenção no
sentido dos verbos, ouviu? Nelsinho falou direito, você é que teve um acesso de
burrice, meu filho!!!
(Carlos
Drummond de Andrade
PROBLEMATIZAÇÃO
O
uso de diversas formas de energia possibilita ao homem cozinhar o seu alimento
fornecer combustível aos seus sistemas de transporte, aquecer ou refrigerar sua
residência e movimentar as indústrias.
As
fontes de energia podem um dia se esgotar ou tornarem-se mais difíceis de serem
exploradas, ficando também muito caras. O que faremos quando essas fontes se
esgotarem?
Quais são as diferentes fontes de energia?
Como ocorre a sua utilização?
Quais as diversas formas para a obtenção de
energia?
OBEJTIVOS
·
Conceber o mundo dos tempos antigos, sem a
existência de energia elétrica;
·
Compreender o princípio de conservação
energética, isto é, que a energia não pode ser criada nem destruída, mas
transformada;
·
Identificar as transformações de energia nos
animais e nos vegetais;
·
Identificar as diferentes formas de obtenção
de energia;
·
Reconhecer que a energia que chega as nossas
casas é produzida em uma usina;
·
Identificar e interpretar situações do dia a
dia, relacionadas a eletricidade, que possam representar perigo e os cuidados
que devem ser tomados;
·
Reconhecer os impactos que as usinas
produtoras de energia causam no ambiente, desenvolvendo uma atitude crítica em
relação a essa questão;
·
Valorizar o avanço da tecnologia na
fabricação de eletrodomésticos, facilitando a realização de atividades do dia a
dia do ser humano;
·
Adotar hábitos de cuidados com o ambiente e
consigo mesmo em relação a queimaduras e incêndios provocados pelo manuseio de
combustíveis;
·
Valorizar as formas de captação de energia
solar e eólica como boas alternativas de realização de trabalho ou
funcionamento sem interferir no ambiente, destacando a necessidade de se buscar
sempre alternativas de fontes de energia renováveis e não poluentes;
CONCEITOS
Língua
portuguesa
Textos variados sobre
fontes de energia.
Compreensão e
vocabulário.
Produção textual:
notícias, diálogo relatórios, poemas, narrativas, textos expositivos, gramática
e ortografia, substantivo, adjetivo, verbos, acentuação, pontuação.
Matemática
Problemas e cálculos
envolvendo as quatro operações, números fracionários, porcentagem, gráficos.
Ciências
Fontes de energia.
Geografia
Bacias hidrográficas
do Brasil e de Santa Catarina. Estudo das transformações e impactos que as
usinas causam no meio ambiente. Ex: Cidade de Itá (mapa).
História
Origem e evolução das
fontes energéticas.
Informática
Pesquisa, produção de
slide e informativos sobre o tema.
TEMA
MULTIDISCIPLINAR
Preservação do meio
ambiente.
AÇÕES
E OPERAÇÕES
Estudo sobre o tema;
Visitas (famílias que captam energia solar e
biomassa);
Relatórios, cartazes;
Pedágio (mudas)
Viagem de estudo:
Usina de Itá.
Realizar pesquisas na internet sobre as
diferentes fontes de energia, realizando um estudo interdisciplinar com as
matérias trabalhadas em sala de aula.
Desde a chegada dos imigrantes o homem estuda
fenômenos da natureza relacionados à eletricidade.
Depois de muitas descobertas e invenções, em
1879 Thomas Edison criou a lâmpada, primeiro equipamento elétrico usado na
iluminação das casas.
Com o passar do tempo ,outros cientistas
descobriram novas formas de produzir energia e fazer funcionar inventos, cada
vez com mais tecnologia.
Apesar de toda evolução, muitas regiões do
Brasil e do mundo ainda não tem acesso a nenhum tipo de eletricidade.
Você conhece a origem de sua família?
Converse com alguns de seus familiares e faça uma entrevista sobre:
Como era a vida sem energia elétrica?
1)Nome:________________________________________________________
2)Idade:_______________________
3)Sua
família é descendente de imigrantes? De que país?
_______________________________________________________________
4)Como
eram feitas as tarefas que hoje são realizadas por máquinas?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5)Se
não havia geladeira, como era feita a conservação dos alimentos e refresco
geladinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________
6)Na
escola, como era dado o sinal?
_______________________________________________________________
7)E
as tarefas de casa, em que horário era feita?
_______________________________________________________________
8)Geralmente, qual era a rotina das famílias à
noite?
______________________________________________________________________________________________________________________________
9)E
a roupa, como era lavada e passada?
______________________________________________________________________________________________________________________________
10)
E o banho, como era?
_______________________________________________________________
11)Quais
eram os brinquedos da época?
_______________________________________________________________
12)Como
chegava a água até a sua casa?
_______________________________________________________________
SOCIALIZAÇÃO
E SISTEMATIZAÇÃO
Apresentação
para toda a escola, sobre o tema em questão, (cada grupo irá apresentar após a
pesquisa realizada no curso de informática, cada forma de energia).
Divulgar
através de cartazes dicas de economia de energia elétrica.
Criação de panfletos
a fim de conscientizar a sociedade para a preservação do meio ambiente, bem
como da energia.
Palestra (engenheiro
agrônomo).
AVALIAÇÃO
Auto-avaliação
do professor e alunos, avaliação dos conceitos abordados em cada disciplina
apropriado ao aluno sobre o tema
trabalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário