ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 5° ANO


ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras: Ivani Murari , Francieli  Antunes,  Alzira Ana Ariati, Rozeli Trevisan, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti Pagani



ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 5º ANO


 TEMA: A energia e o meio ambiente: dos combustíveis fósseis às fontes alternativas.






Obra Café (Cândido Portinari)


Vó caiu na piscina

            De noite na casa da serra, a luz acabou. Entra o garoto:
            − Pai, vó caiu na piscina.
            − Tudo bem, filho.
            O garoto insiste:
            − Escutou o que eu falei pai?
            − Escutei, e daí? Tudo bem.
            − Ce não vai lá?
            − Não estou com vontade de cair na piscina.
            − Mas ela ta lá...
            Eu sei você já contou. Agora deixe seu pai fumar um cigarrinho descansado. 
            − Ta escuro, pai.
            − Assim até é melhor. Eu gosto de fumar no escuro. Daqui a pouco a luz volta. Se não voltar, dá no mesmo. Pede a sua mãe pra acender a vela na sala. Eu fico aqui mesmo, sossegado.
            − Pai...
            Meu filho vá dormir.
            − Vó ta com uma vela.
            − Pois então? Tudo bem. Quando ela sair da piscina, pega a vela e volta direitinho pra casa. Não vai errar o caminho, você sabe muito bem que sua avó não precisa de guia.
            − Por que ce não acredita no que eu digo?
            − Como não acredito? Acredito sim.
            − Ce não ta acreditando.
            − Você falou que a sua avó caiu na piscina, eu acreditei, tudo bem. Que é que você queria que eu dissesse?
           − Não pai, ce não acreditou ni mim.
           − Ah, você está me enchendo. Vamos acabar com isso. Eu acreditei quantas vezes você quer que eu diga isso? Ou você acha que estou mentindo?
           − Não te chamei de mentiroso.
           − Não chamou, mas está duvidando de mim. Bem, não vamos discutir. Sua avó caiu na piscina e daí? É um direito dela. Não tem nada de mais cair na piscina. Eu só não caio porque estou meio resfriado.
           − Ô, pai!!!    
           O garoto saiu desolado. Daí a pouco chega a mãe:
           − Eduardo, você sabe que dona Marieta caiu na piscina?
           − Até você, Fátima? Não chega o Nelsinho vir com essa ladainha,
           − Eduardo, está escuro que nem breu, sua mãe tropeçou, escorregou e foi parar dentro da piscina, ouviu? Está com uma vela acesa na mão, pedindo que tirem ela de lá, ela está com a roupa encharcada, e se você não for depressa ela morre, Eduardo!
           − Como? Por que aquele moleque não me disse isto logo? Ele falou apenas que ela tinha caído na piscina, não explicou que ela tinha tropeçado escorregado e caído!
           Saiu correndo, nem esperou a vela, tropeçou, quase ia parar também dentro
d’água :
            − Mamãe, me desculpe! O menino não me disse nada direito. Falou só que a senhora caiu na piscina. Eu pensei que a senhora estava se banhando.
            − Está bem Eduardo − disse dona Marieta, saindo da água pela mão do filho, e sempre empunhando vela que conseguira manter acesa. − Mas de outra vez você vai prestar mais atenção no sentido dos verbos, ouviu? Nelsinho falou direito, você é que teve um acesso de burrice, meu filho!!!
(Carlos Drummond de Andrade


PROBLEMATIZAÇÃO

            O uso de diversas formas de energia possibilita ao homem cozinhar o seu alimento fornecer combustível aos seus sistemas de transporte, aquecer ou refrigerar sua residência e movimentar as indústrias.
            As fontes de energia podem um dia se esgotar ou tornarem-se mais difíceis de serem exploradas, ficando também muito caras. O que faremos quando essas fontes se esgotarem?
Quais são as diferentes fontes de energia?
Como ocorre a sua utilização?
Quais as diversas formas para a obtenção de energia?

OBEJTIVOS

·         Conceber o mundo dos tempos antigos, sem a existência de energia elétrica;
·         Compreender o princípio de conservação energética, isto é, que a energia não pode ser criada nem destruída, mas transformada;
·         Identificar as transformações de energia nos animais e nos vegetais;
·         Identificar as diferentes formas de obtenção de energia;
·         Reconhecer que a energia que chega as nossas casas é produzida em uma usina;
·         Identificar e interpretar situações do dia a dia, relacionadas a eletricidade, que possam representar perigo e os cuidados que devem ser tomados;
·         Reconhecer os impactos que as usinas produtoras de energia causam no ambiente, desenvolvendo uma atitude crítica em relação a essa questão;
·         Valorizar o avanço da tecnologia na fabricação de eletrodomésticos, facilitando a realização de atividades do dia a dia do ser humano;
·         Adotar hábitos de cuidados com o ambiente e consigo mesmo em relação a queimaduras e incêndios provocados pelo manuseio de combustíveis;
·         Valorizar as formas de captação de energia solar e eólica como boas alternativas de realização de trabalho ou funcionamento sem interferir no ambiente, destacando a necessidade de se buscar sempre alternativas de fontes de energia renováveis e não poluentes;



CONCEITOS

Língua portuguesa
Textos variados sobre fontes de energia.
Compreensão e vocabulário.
Produção textual: notícias, diálogo relatórios, poemas, narrativas, textos expositivos, gramática e ortografia, substantivo, adjetivo, verbos, acentuação, pontuação.

Matemática
Problemas e cálculos envolvendo as quatro operações, números fracionários, porcentagem, gráficos.

Ciências
Fontes de energia.

Geografia
Bacias hidrográficas do Brasil e de Santa Catarina. Estudo das transformações e impactos que as usinas causam no meio ambiente. Ex: Cidade de Itá (mapa).

História
Origem e evolução das fontes energéticas.

Informática
Pesquisa, produção de slide e informativos sobre o tema.

TEMA MULTIDISCIPLINAR

Preservação do meio ambiente.

AÇÕES E OPERAÇÕES

Estudo sobre o tema;
 Visitas (famílias que captam energia solar e biomassa);
Relatórios, cartazes;
Pedágio (mudas)
Viagem de estudo: Usina de Itá.
Realizar pesquisas na internet sobre as diferentes fontes de energia, realizando um estudo interdisciplinar com as matérias trabalhadas em sala de aula.

Entrevista:

Desde a chegada dos imigrantes o homem estuda fenômenos da natureza relacionados à eletricidade.
Depois de muitas descobertas e invenções, em 1879 Thomas Edison criou a lâmpada, primeiro equipamento elétrico usado na iluminação das casas.
Com o passar do tempo ,outros cientistas descobriram novas formas de produzir energia e fazer funcionar inventos, cada vez com mais tecnologia.
Apesar de toda evolução, muitas regiões do Brasil e do mundo ainda não tem acesso a nenhum tipo de eletricidade.
Você conhece a origem de sua família? Converse com alguns de seus familiares e faça uma entrevista sobre:
Como era a vida sem energia elétrica?
1)Nome:________________________________________________________
2)Idade:_______________________
3)Sua família é descendente de imigrantes? De que país?
_______________________________________________________________
4)Como eram feitas as tarefas que hoje são realizadas por máquinas?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5)Se não havia geladeira, como era feita a conservação dos alimentos e refresco geladinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________
6)Na escola, como era dado o sinal?
_______________________________________________________________
7)E as tarefas de casa, em que horário era feita?
_______________________________________________________________
 8)Geralmente, qual era a rotina das famílias à noite?
______________________________________________________________________________________________________________________________
9)E a roupa, como era lavada e passada?
______________________________________________________________________________________________________________________________
10) E o banho, como era?
_______________________________________________________________
11)Quais eram os brinquedos da época?
_______________________________________________________________
12)Como chegava a água até a sua casa?
_______________________________________________________________

SOCIALIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

Apresentação para toda a escola, sobre o tema em questão, (cada grupo irá apresentar após a pesquisa realizada no curso de informática, cada forma  de energia).
Divulgar através de cartazes dicas de economia de energia elétrica.
Criação de panfletos a fim de conscientizar a sociedade para a preservação do meio ambiente, bem como da energia.
Palestra (engenheiro agrônomo).

AVALIAÇÃO

Auto-avaliação do professor e alunos, avaliação dos conceitos abordados em cada disciplina apropriado ao  aluno sobre o tema trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário