ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL



ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras: Liziane Haas, Cleusa Falchetti, Adriana Zambiasi, Elizandra Rayzer Piccinin, Lucinda Falchetti Pagani, Fernanda Borgheti, Marivone Borgheti, Cleuza Dutra Betini, Márcia Puntel Alberton.


TEMA: Um, dois, três... Quer que eu conte outra vez?










JUSTIFICATIVA:

A literatura infantil por meio da contação de historias é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos, de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas historias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, cantar e recantar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é um é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”
Neste sentido, utilizaremos deste recurso literário para desenvolver nas crianças vários conceitos lógicos matemáticos como: contar, quantificar, classificar, seriar, sequenciar entre outros, através da ludicidade que a contação de histórias oferece.
Este projeto será aplicado nas turmas de educação infantil da rede municipal de ensino de Saltinho/SC com início em 15 de agosto de 2013.

OBJETIVO GERAL:

Envolver a criança em uma aventura fantástica de forma lúcida, mágica, e prazerosa a partir da literatura infantil, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1º Proporcionar atividades de aprendizagem diversificadas que desenvolvam a expressão oral e corporal envolvendo a imaginação e a criatividade;
2º Perceber a evolução dos números na historia da humanidade;
3º Desenvolver conceitos matemáticos tais como: contar, quantificar, classificar, seriar, sequenciar, ordenar;

METODOLOGIA:

Serão desenvolvidas diversas atividades de acordo com as linguagens da infância:
·         Identidade e autonomia.
·         Linguagem oral e escrita.
·         Raciocínio lógico – matemático.
·         Arte, som e movimento.
·         Brincar.

AÇÕES E OPERAÇÕES:

História ou parlenda: A Galinha do Vizinho;

A GALINHA DO VIZINHO

A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO
BOTA 1
BOTA 2
BOTA 3
BOTA 4
BOTA 5
BOTA 6
BOTA 7
BOTA 8
BOTA 9

BOTA 10



- Dramatizar a história com os alunos;

-Confecção do livro gigante da historia em EVA;


-Confecção de mini livro individual fazendo a quantificação dos números de 1 a 10 com os ovos com diferentes texturas;

- Quebra cabeça da galinha;


 - Carimbo da galinha com a mãozinha e os ovos com o dedo polegar numerando-os;


- Dobradura da galinha;


- confecção da galinha com copinho de iogurte;


-Passeio até um “aviário” explorar: alimentação, fases da vida da ave, características;



-Móbile de galinha com os ovos numerados;



Músicas: A galinha magricela (vídeo);



A GALINHA PINTADINHA

A galinha pintadinha
E o galo carijó
A galinha usa saia
E o galo paletó
A galinha ficou doente
O galo nem ligou
Os pintinhos foram correndo
Pra chamar o seu doutor
O doutor era o peru glu-glu
A enfermeira era o urubu hu-hu
E a agulha da injeção
Era a pena do pavão.


-História-“O OVO”(Autores: Ivan e Marcello);



  • ·         dramatizar com os alunos a história;

·         trabalhar o nascimento do pintinho;



·         Comparar tamanho e tipos de ovos;



- Atividades com a história:



Música:


PINTINHO


Pintinho, pintinho,
correu fugiu...
Pisou na lama...
Escorregou, caiu...
Dona galinha...
Muito assustada...
Pegou o pintinho...
Deu umas palmadas...


-Música:
MEU PINTINHO AMARELINHO

Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos
Ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu-piu
Mas tem muito medo
É do gavião.





História: O OVO( Milton Célio de Oliveira Filho)







·         Trabalhar outros animais que também nascem do ovo. Ex: tartaruga ,cobra, dinossauro, pinguim, pássaros, lagarto etc.
·         Comparar objetos da história com o formato do ovo. ( circulo)


A ORIGEM DOS NÚMEROS

Introduzir a origem dos números na forma de contação de história;

Como toda a criança questiona o porquê de quase tudo, partimos do surgimento da humanidade para entender o surgimento dos números hoje conhecidos.
Os primeiros povos primitivos não tinham necessidade de contar, pois tudo o que eles precisavam para a própria sobrevivência era retirado da natureza. Nesse tempo, sua vida ainda era nômade. Depois, ele se fixou na terra e começou a desenvolver uma série de atividades, como plantar, produzir alimentos, construir casas, domesticar animais etc. Em seguida, com o surgimento das primeiras formas de agricultura – que foram criadas há cerca de dez mil anos, na região que hoje é denominada Oriente Médio –, o homem sentiu necessidade de conhecer o tempo, as estações do ano e as fases da Lua. E, então, criou os primeiros calendários.
Em paralelo, para controlar o rebanho, também percebeu que precisava “contar”. Então, pela manhã, antes de soltar seus animais, ele estabelecia uma correspondência, na qual cada um equivalia a uma pedrinha que, por sua vez, era guardada em um saco. No fim do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa: para cada um deles, uma pedrinha era retirada do saco. Caso sobrassem pedrinhas, animais poderiam ter se perdido. Mas se houve mais animais, outra pedrinha era acrescida ao saco. Mas, além delas, os antigos também faziam marcas em ossos, pedaços de madeira, cavernas etc.


Depois disso, algumas civilizações (egípcia, babilônica etc.) começaram a escrever, a quantidade que deu origem aos números passou a ser anotada pela repetição de traços verticais:


 Com o transcorrer dos séculos, a repetição de traços se tornou ineficiente e, finalmente, o sistema de numeração surgiu. O primeiro número inventado foi o 1 (um). Ele representava o homem e sua unicidade. O segundo foi o 2 (dois), que representava a mulher da família – a dualidade. Já o número 3 (três) significava muitos – a multidão. Na sequência, vieram os demais números.
 A invenção do zero (0)
Para representar a ausência de tudo, os hindus também criaram um símbolo que expressa o vazio. Dessa forma, foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas e centenas, como 21 (vinte e um) e 201 (duzentos e um), entre outras. Por fim, eles reuniram tudo isso e criaram um único sistema numérico – no qual, o local onde o número se encontra determina seu valor –, que foi assimilado e difundido pelos árabes, daí o nome indo-arábico.
Sobre os numerais
O formato dos caracteres numéricos que usamos foi traçado de modo que cada símbolo tenha uma quantidade de ângulos correspondente ao número que ele mesmo designa. Logo, o numeral “1” tem um ângulo; o "2" tem dois ângulos; o "3" tem três ângulos e, assim, sucessivamente. Apenas o "0" não tem ângulo nenhum.

·         Confeccionar o painel para representar a história contada;



·         Promover o desenvolvimento da expressão oral e corporal através da música OVELHINHAS;
Ovelhinhas
Uma, duas, três ovelhinhas
Quatro, cinco, seis ovelhinhas
Sete, oito, nove ovelhinhas
Dez a pastorar

O pastor contava uma a uma
E levava elas para pastar
Quando um belo dia ele percebeu
Que algumas delas estava a faltar

Mas o pastor como já sabia
Contou as pedrinhas e logo viu
Se era uma pedrinha pra cada uma
Então uma delas sumiu

E o pastor não desistia
Logo ia atrás para procurar
Ele só voltava no fim do dia
Até conseguir encontrar

Autoras: Professoras Júe Jussa...(Indiozinhos- melodia)

HISTÓRIA:
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.


-Os professores irão encenar a história para as crianças.
-Confecção de roupas e gorros dos anões, a fim de quantificar e nomear os anõezinhos que aparecem na história.
-Dramatizar as histórias com as crianças;
-Quantificar os anões nas atividades pedagógicas realizadas em sala de aula.
-Registrar o nome dos sete anões e montar com alfabeto móvel;
Os alunos irão:
-Ilustrar a história;
-Confeccionar a maçã com garrafa pet na disciplina de Arte.
-Degustar a maçã em sala;
-Assistir ao filme da Branca de Neve

História:DEZ SACIZINHOS ( Tatiana Belinky)



·         Contar a história: DEZ SACIZINHOS para as crianças enfatizando a ordem crescente e decrescente dos números que aparecem na história.
·         Estimular a expressão oral e corporal através da música “ SACI PERERÊ”.
·         Painel com dobraduras do saci.... CADÊ O SACI ?



Serão trabalhadas também as seguintes histórias que envolvem noções de quantidades:

-Os três jacarezinhos ( Helen ketteman);




-Come,come ( Nye Ribeiro) - Quantificar utilizando-se de imagens de animais.





-Os dez girinos( Debbie Tarbett) – Eram dez lagartas ( Debbie Tarbett)  – enfatizar oralmente noção de adição e subtração.






-As fadas de Maria( Lesley Harker);




- Fazenda- Contando de 1 a 10 ( Ciranda Cultural)

-Tangolomango – Teatro de sombras.
-Seu lobo – dramatizar (cantiga) – Brincadeira de roda.
-Brincadeira de gato e rato.
-Parlendas: Um dois, feijão com arroz....Um, dois, três, indiozinhos...Tumba-lacatumba.
Cantigas infantis: Mariana conta 1,  Cinco patinhos, JOÃO bate com 1 martelo...


Avaliação: Será realizada no decorrer das atividades desenvolvidas, observando a construção dos conceitos tais como: contar, quantificar, classificar, seriar, sequenciar, ordenar e também o desenvolvimento das múltiplas linguagens da infância.

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