ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 4° ANO


ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras: Verônica Foscarini, Terezinha Vitória Dal Magro, Jucieli Campos, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti Pagani




ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 4º ANO


Tema: Animais vertebrados e invertebrados













Obra: O gato- Romero Brito

Problematização: Apresentar fotos de animais vertebrados e invertebrados. Os alunos deverão separá-los em dois grupos usando critérios de seleção (ter ou não ter ossos). Em cada grupo fazer novas classificações elaborando critérios.

Objetivos:

  • Identificar a diversidade animal.
  • Recordar os conceitos de animais vertebrados e invertebrados.
  • Observar as semelhanças e diferenças existentes entre os animais.
  • Identificar características comuns nesses animais que os tornam parte de um mesmo grupo.

Conceitos:

Ciências: Animais vertebrados e invertebrados.

Português: Leitura, interpretação e produção de diferentes tipos de texto.

Matemática: Problemas matemáticos envolvendo adição, subtração, e divisão, medidas e gráficos.

Geografia: Pecuária catarinense, destruição do habitat natural e extinção, problemas causados pela criação de animais, agricultura e pesca sustentável.

Ações e operações:

Leitura e interpretação de textos informativos/científicos sobre animais invertebrados: insetos, aracnídeos, crustáceos e moluscos.
Leitura e interpretação de textos informativos/científicos sobre animais vertebrados:

AVES

As aves têm o corpo coberto de penas. As penas servem para voar e protegê-las do frio, do calor e da chuva, ajudando a manter constante a temperatura do corpo, porque  as aves tem sempre o sangue quente.
Dependendo da espécie, alimentam-se de folhas, sementes, frutos, insetos, vermes, lagartas, aranhas, peixes, sapos, cobras, ratos, coelhos e outros animais.
Para capturar o alimento, as aves utilizam o bico, que de acordo com os hábitos alimentares da espécie possui uma forma característica. Um bico curto de ponta fina e forte é típico em pássaros comedores de sementes. Já um afiado, em forma de gancho, é encontrado nos que comem insetos e pequenos mamíferos.
Outra adaptação interessante é a presença do papo e da moela. Por não possuírem dentes, o alimento não é triturado. Por isso, ele fica armazenado no papo onde é umedecido e posteriormente passa á moela onde é triturado.
Todas as aves se reproduzem por ovos. A maioria delas constrói ninhos, onde chocam os ovos e cuidam dos seus filhotes.
As aves produzem sons e alguns muito bonitos, como o canto do curió, do canário, do pintassilgo, do sabiá. O canto dos machos geralmente é mais elaborado e tem a função de atrair a atenção da fêmea e para avisar outros machos que aquele território tem dono.
Verônica Foscarini Pietro Biasi

PEIXES

            Os peixes são vertebrados que possuem formas e cores variadas que lhes permitem a adaptação ao seu meio.
Os peixes vivem em ambientes aquáticos, como mares, rios e lagos. Sua pele é geralmente coberta por escamas, alguns tem o corpo coberto por couro. Eles usam nadadeiras para se locomover.
Hoje conhecemos cerca de vinte mil espécies de peixes que habitam a água doce e salgada, nas profundezas do mar ou próximos à superfície.
De acordo com a espécie, alimentam-se de algas, de restos de seres vivos que encontram na água e de animais diversos, até mesmo de outros peixes.
            São animais de sangue frio, quer dizer, a temperatura do seu corpo é semelhante à temperatura do ambiente onde se encontram.
            A maioria dos peixes tem esqueleto ósseo. No entanto, alguns possuem um esqueleto formado de cartilagens, como os tubarões e raias.
            Os peixes ósseos possuem internamente m saco de ar, chamado de bexiga natatória, que lhes permite o deslocamento em diferentes profundidades. Para descer, o peixe esvazia a bexiga natatória e para subir ele enche de ar.
            Os peixes respiram através das brânquias. Eles se abrem para o exterior por uma fenda coberta pelo opérculo, que é como uma tampa que protege as brânquias e ajuda a movimentar a água utilizada na respiração.
            Para respirar, o peixe fecha os opérculos e abre a boca, enchendo-a de água. O peixe fecha a boca e abre os opérculos, expulsando a água pela abertura. A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias.
os machos que aquele território tem dono.
Verônica Foscarini Pietro Biasi

RÉPTEIS

            Réptil quer dizer “que se move rastejando”. Os répteis recebem esse nome porque, quando eles se movimentam, tem-se a impressão de que estão arrastando o ventre no chão.
Na realidade, em sua maioria, os répteis levantam o corpo do chão quando se movimentam, mas não muito, por que suas pernas são presas ao corpo pelos lados. É claro que as cobras e os outros répteis que não possuem pernas sempre rastejam.
            No grupo dos répteis incluem-se animais como cobras, lagartos, jacarés, tartarugas e os crocodilos. Esses animais têm certas características que lhes permitem viver e se reproduzir em lugares secos. A sua pele é seca e praticamente impermeável, evitando a perda de muita água para o ambiente.
            A maioria dos répteis vivem em regiões quentes do mundo, mas alguns fazem suas casas em lugares frios, geralmente hibernando no inverno para se proteger.
            Seus ovos possuem casca grossa, evitando a desidratação do filhote que se desenvolve no interior. Alguns répteis, porém, vivem em ambientes aquáticos, como as tartarugas.
            A corpo dos répteis pode ser recoberto por: escamas (cobras e lagartos), placas (jacarés, crocodilos), carapaças (tartarugas, jabutis).
            Muitos répteis trocam de pele várias vezes por ano. Uma nova camada de escama cresce sob a outra e, quando está pronta, ele simplesmente joga  fora a pele antiga.
            Os répteis alimentam-se geralmente de pequenos animais, como insetos, peixes, anfíbios, outros répteis, pássaros, ratos, embora alguns comam plantas.
            Todos os répteis tem línguas. Os lagartos usam suas línguas pegajosas para apanhar insetos, tatear as coisas e ajuda-los a cheirar. Respiram e cheiram com a boca e as narinas.
os machos que aquele território tem dono.
Verônica Foscarini Pietro Biasi

Use a fixa para a pesquisa sobre  animais:
 
HABITAT:


ALIMENTAÇÃO:


REPRODUÇÃO:
           
COBERTURA DO CORPO:

LOCOMOÇÃO:

RESPIRAÇÃO:      


SANGUE:

IMPORTÂNCIA:
                                 






Exercícios diversos como listar, classificar animais, descrever, relacionar colunas, ligar, observar (pesquisa prática).


Socialização:

Produção de texto publicitário sobre a dengue.
Avaliação escrita.
Produção  de texto informativo
Retomar a classificação de animais vertebrados e invertebrados

Avaliação: Avaliar os diversos aspectos da aprendizagem em todas as etapas.

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