|
ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras: Verônica Foscarini, Terezinha
Vitória Dal Magro, Jucieli Campos, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti
Pagani
|
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 4º ANO
Tema: Animais
vertebrados e invertebrados
Obra: O gato- Romero Brito
Problematização:
Apresentar fotos de animais vertebrados e invertebrados. Os alunos deverão
separá-los em dois grupos usando critérios de seleção (ter ou não ter ossos). Em
cada grupo fazer novas classificações elaborando critérios.
Objetivos:
- Identificar
a diversidade animal.
- Recordar
os conceitos de animais vertebrados e invertebrados.
- Observar
as semelhanças e diferenças existentes entre os animais.
- Identificar
características comuns nesses animais que os tornam parte de um mesmo
grupo.
Conceitos:
Ciências:
Animais
vertebrados e invertebrados.
Português:
Leitura,
interpretação e produção de diferentes tipos de texto.
Matemática:
Problemas matemáticos envolvendo adição, subtração, e divisão, medidas e
gráficos.
Geografia:
Pecuária catarinense, destruição do habitat natural e extinção, problemas
causados pela criação de animais, agricultura e pesca sustentável.
Ações
e operações:
Leitura e interpretação de textos
informativos/científicos sobre animais invertebrados: insetos, aracnídeos,
crustáceos e moluscos.
Leitura e interpretação de textos
informativos/científicos sobre animais vertebrados:
AVES
As aves têm o corpo coberto
de penas. As penas servem para voar e protegê-las do frio, do calor e da chuva,
ajudando a manter constante a temperatura do corpo, porque as aves tem sempre o sangue quente.
Dependendo da espécie,
alimentam-se de folhas, sementes, frutos, insetos, vermes, lagartas, aranhas,
peixes, sapos, cobras, ratos, coelhos e outros animais.
Para capturar o alimento, as
aves utilizam o bico, que de acordo com os hábitos alimentares da espécie
possui uma forma característica. Um bico curto de ponta fina e forte é típico
em pássaros comedores de sementes. Já um afiado, em forma de gancho, é
encontrado nos que comem insetos e pequenos mamíferos.
Outra adaptação interessante
é a presença do papo e da moela. Por não possuírem dentes, o alimento não é
triturado. Por isso, ele fica armazenado no papo onde é umedecido e
posteriormente passa á moela onde é triturado.
Todas as aves se reproduzem
por ovos. A maioria delas constrói ninhos, onde chocam os ovos e cuidam dos
seus filhotes.
As aves produzem sons e
alguns muito bonitos, como o canto do curió, do canário, do pintassilgo, do
sabiá. O canto dos machos geralmente é mais elaborado e tem a função de atrair
a atenção da fêmea e para avisar outros machos que aquele território tem dono.
Verônica Foscarini Pietro
Biasi
PEIXES
Os
peixes são vertebrados que possuem formas e cores variadas que lhes permitem a
adaptação ao seu meio.
Os peixes vivem em ambientes
aquáticos, como mares, rios e lagos. Sua pele é geralmente coberta por escamas,
alguns tem o corpo coberto por couro. Eles usam nadadeiras para se locomover.
Hoje conhecemos cerca de
vinte mil espécies de peixes que habitam a água doce e salgada, nas profundezas
do mar ou próximos à superfície.
De acordo com a espécie,
alimentam-se de algas, de restos de seres vivos que encontram na água e de
animais diversos, até mesmo de outros peixes.
São
animais de sangue frio, quer dizer, a temperatura do seu corpo é semelhante à
temperatura do ambiente onde se encontram.
A
maioria dos peixes tem esqueleto ósseo. No entanto, alguns possuem um esqueleto
formado de cartilagens, como os tubarões e raias.
Os
peixes ósseos possuem internamente m saco de ar, chamado de bexiga natatória,
que lhes permite o deslocamento em diferentes profundidades. Para descer, o
peixe esvazia a bexiga natatória e para subir ele enche de ar.
Os
peixes respiram através das brânquias. Eles se abrem para o exterior por uma
fenda coberta pelo opérculo, que é como uma tampa que protege as brânquias e
ajuda a movimentar a água utilizada na respiração.
Para
respirar, o peixe fecha os opérculos e abre a boca, enchendo-a de água. O peixe
fecha a boca e abre os opérculos, expulsando a água pela abertura. A troca de
gases ocorre quando a água passa pelas brânquias.
os machos que aquele território tem dono.
Verônica Foscarini Pietro
Biasi
RÉPTEIS
Réptil quer dizer
“que se move rastejando”. Os répteis recebem esse nome porque, quando eles se
movimentam, tem-se a impressão de que estão arrastando o ventre no chão.
Na realidade, em sua
maioria, os répteis levantam o corpo do chão quando se movimentam, mas não
muito, por que suas pernas são presas ao corpo pelos lados. É claro que as
cobras e os outros répteis que não possuem pernas sempre rastejam.
No
grupo dos répteis incluem-se animais como cobras, lagartos, jacarés, tartarugas
e os crocodilos. Esses animais têm certas características que lhes permitem
viver e se reproduzir em lugares secos. A sua pele é seca e praticamente
impermeável, evitando a perda de muita água para o ambiente.
A
maioria dos répteis vivem em regiões quentes do mundo, mas alguns fazem suas
casas em lugares frios, geralmente hibernando no inverno para se proteger.
Seus
ovos possuem casca grossa, evitando a desidratação do filhote que se desenvolve
no interior. Alguns répteis, porém, vivem em ambientes aquáticos, como as
tartarugas.
A
corpo dos répteis pode ser recoberto por: escamas
(cobras e lagartos), placas
(jacarés, crocodilos), carapaças
(tartarugas, jabutis).
Muitos
répteis trocam de pele várias vezes por ano. Uma nova camada de escama cresce
sob a outra e, quando está pronta, ele simplesmente joga fora a pele antiga.
Os
répteis alimentam-se geralmente de pequenos animais, como insetos, peixes,
anfíbios, outros répteis, pássaros, ratos, embora alguns comam plantas.
Todos
os répteis tem línguas. Os lagartos usam suas línguas pegajosas para apanhar
insetos, tatear as coisas e ajuda-los a cheirar. Respiram e cheiram com a boca
e as narinas.
os machos que aquele
território tem dono.
Verônica Foscarini Pietro
Biasi
Use a fixa para a pesquisa
sobre animais:
HABITAT:
|
ALIMENTAÇÃO:
|
REPRODUÇÃO:
|
COBERTURA
DO CORPO:
|
LOCOMOÇÃO:
|
RESPIRAÇÃO:
|
SANGUE:
|
IMPORTÂNCIA:
|
Exercícios diversos como listar, classificar
animais, descrever, relacionar colunas, ligar, observar (pesquisa prática).
Socialização:
Produção de texto publicitário sobre a
dengue.
Avaliação escrita.
Produção
de texto informativo
Retomar a classificação de animais
vertebrados e invertebrados
Avaliação:
Avaliar os diversos aspectos da aprendizagem em todas as etapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário