ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1° ANO


ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras: Eloá  de Fátima S de Oliveira, Delci Wagner Szymanski, Alzira Ana Ariati, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti Pagani


ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1º ANO

            TEMA: Venha fazer parte dessa roda... Brincadeiras Folclóricas.

PARLENDA
Corre Cutia, na casa da tia
Corre cipó, na casa da avó
Lencinho na mão, caiu no chão
Moça bonita do meu coração
Galo que canta corococó
Chupa cana com um dente só.

Livro de Literatura:  Os dez sacis










PROBLEMATIZAÇÃO: Você conhece algumas brincadeiras folclóricas? Sabe o que é folclore? Conhece trava línguas? E seus familiares,  já lhe ensinaram alguma quadrinha, parlenda, lenda ou história da  época da infância deles?


OBJETIVO:

·         Motivar e oportunizar ao aluno o conhecimento do folclore local, resgatando algumas brincadeiras e cantigas folclóricas.

CONCEITOS:

História e geografia
·         O conhecimento popular;
·         Conceito de família;
Língua portuguesa
·         Análise  fonética das cantigas;
·         Fala/Escuta e Leitura/Escritura.
·         Diferentes gêneros textuais: Cantigas, quadrinhas, adivinhas.
·         Verso e estrofe

Arte e Dança
·         Desenvolvimento da expressão rítmica e cultural.
·         Dobraduras
Matemática
·         Raciocínio lógico.
·         Conceito de seriação, adição, subtração e conjunto.
·         Sistema de numeração.
·         Leitura e interpretação de problemas.

TEMAS MULTIDISCIPLINARES

·         Diversidade cultural (etnias)

AÇÕES E OPERAÇÕES






·         Trava-línguas
Alice disse que eu disse
Que ela disse
Que o que eu disse
Era um poço de tolice.
Mas eu disse que não disse
O que ela disse
Que eu disse que ela disse,
E quem fez o disse-disse foi
A dona Berenice.




·         Quadrinha
·         Adivinhas
·         Parlendas
·         Cantigas de roda , (ciranda- cirandinha)
·         Brincadeiras ( cinco- marias, pipas, jogo de bolitas, amarelinha, jogo da velha, Jogo das silabas)
·         Dobradura das cantigas.

SOCIALIZAÇÃO

·         Concurso de adivinhas.
·         Amostra de diferentes materiais produzidos.
·         Montar um livro das dobraduras das cantigas.


AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada observando a leitura, escrita, produção de textos, e problemas matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário