|
ESTADO
DE SANTA CATARINA
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras:
Eloá de Fátima S de Oliveira, Delci
Wagner Szymanski, Alzira Ana Ariati, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti
Pagani
|
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1º ANO
TEMA:
Venha fazer parte dessa roda... Brincadeiras Folclóricas.
PARLENDA
Corre
Cutia, na casa da tia
Corre
cipó, na casa da avó
Lencinho
na mão, caiu no chão
Moça
bonita do meu coração
Galo
que canta corococó
Chupa
cana com um dente só.
Livro
de Literatura: Os dez sacis
PROBLEMATIZAÇÃO:
Você conhece algumas brincadeiras folclóricas? Sabe o que é folclore? Conhece
trava línguas? E seus familiares, já lhe
ensinaram alguma quadrinha, parlenda, lenda ou história da época da infância deles?
OBJETIVO:
·
Motivar e oportunizar ao aluno o conhecimento
do folclore local, resgatando algumas brincadeiras e cantigas folclóricas.
CONCEITOS:
História e geografia
·
O conhecimento popular;
·
Conceito de família;
Língua portuguesa
·
Análise
fonética das cantigas;
·
Fala/Escuta e Leitura/Escritura.
·
Diferentes gêneros textuais: Cantigas,
quadrinhas, adivinhas.
·
Verso e estrofe
Arte
e Dança
·
Desenvolvimento da expressão rítmica e
cultural.
·
Dobraduras
Matemática
·
Raciocínio lógico.
·
Conceito de seriação, adição, subtração e
conjunto.
·
Sistema de numeração.
·
Leitura e interpretação de problemas.
TEMAS
MULTIDISCIPLINARES
·
Diversidade cultural (etnias)
AÇÕES E OPERAÇÕES
·
Trava-línguas
Alice disse que eu disse
Que ela disse
Que o que eu disse
Era um poço de tolice.
Mas eu disse que não disse
O que ela disse
Que eu disse que ela disse,
E quem fez o disse-disse foi
A dona Berenice.
·
Quadrinha
·
Adivinhas
·
Parlendas
·
Cantigas de roda , (ciranda-
cirandinha)
·
Brincadeiras ( cinco- marias,
pipas, jogo de bolitas, amarelinha, jogo da velha, Jogo das silabas)
·
Dobradura das cantigas.
SOCIALIZAÇÃO
·
Concurso de adivinhas.
·
Amostra de diferentes materiais produzidos.
·
Montar um livro das dobraduras das cantigas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será realizada observando a leitura, escrita, produção de textos, e
problemas matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário