ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 3° ANO


ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras: Nilva Dall ´Aqua Haas, Jane Marli Maseto, Delci  Wagner Szymanski, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti Pagani



ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 3º ANO

Tema: Manifestações folclóricas

Apresentação do texto: Poema “folclore”.

Problematização:

·         Qual a origem da palavra folclore?
·         O que significa folclore?
·         Você conhece alguma manifestação folclórica? Qual?  Você já conhece alguma lenda ou parlenda? Qual a diferença entre elas?
·         Que manifestações folclóricas  são realizadas em nosso município?

Objetivo:

·         Oportunizar conhecimento sobre as lendas da região sul voltadas ao nosso município.

Conceitos:

Português: interpretação, produção textual, coesão e coerência,                   análise lingüística, texto, intertextualidade, leitura e interpretação e                         produção oral e escrita
Matemática: Sistema de numeração decimal, problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.

Geografia: Localização geográfica do município de Saltinho no estado de Santa Catarina e na Região Sul e leitura cartográfica.

Ciências: Vegetais (ervas medicinais e classificação dos vegetais).

História: Costumes e tradições da cultura Região Sul destacando as  do nosso município.

Temas multidisciplinares:

·         Diversidade cultural
·         Meio ambiente (poluição da água, preservação das nascentes e mata ciliar).

Ações e operações:

·         Diferentes gêneros textuais (lendas, textos científicos, imagens, cartografia).
·         Pesquisa sobre: plantas medicinais, plantas carnívoras, plantas comestíveis, plantas terrestres,  plantas aéreas/parasitas, plantas aquáticas.
·         Cruzadinha
·         Caça-palavras
·         Acróstico
·         Quadrinhas
·         Pesquisa na internet.

Socialização: produção de lendas.
Produção de fantoche da Cuca do Sítio do Pica-Pau-Amarelo.
Dobradura do Curupira.

Avaliação: Será contínua e ao longo do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário