ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2° ANO


ESTADO DE SANTA CATARINA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras: Solange Maria Kerber, Jucieli Campos, Terezinha Vitória Dal Magro, Regiane Brunetto, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti Pagani


ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2º ANO


Tema: Seres Vivos









Obra Cuca (Tarsila do Amaral)


Apresentar figuras de animais, vegetais e microorganismos. Montar um cartaz.








Textos: Vida no jardim e o livro de língua portuguesa que trata bastante de animais.

Problematização:

Vocês sabiam que microorganismos são seres vivos?
Vocês conhecem alguns seres vivos? Quais? E não vivos? Quais?
Existe algum ser vivo útil ao homem?
O que você sabe sobre os vegetais?
Quais são os animais que você conhece? Todos os animais vivem no mesmo ambiente?

Objetivos:

  • Identificar seres vivos e  não vivos;
  • Compreender o que significa ter vida;
  • Saber as características que diferenciam seres vivos e não vivos;
  • Reconhecer e comparar animais observando semelhanças e diferenças do corpo e do habitat.

Conceitos:

Língua Portuguesa: textos, acentuação, pontuação, ortografia, frases, analise lingüística, discurso.

Matemática: números, medidas, juntar, acrescentar, subtrair, tirar (problemas).

Ciências: meio biótico e abiótico.

Geografia: espaço e localização.

Historia: Evolução dos seres vivos.

Artes: cor, forma, linha, formas geométricas, dobradura, folclore.

Informática: Informativos específicos sobre o tema.

Temas multidisciplinares:

Educação ambiental: desmatamento e poluição.

Ações e operações:

  • Fábulas, lendas, poemas, trava-línguas, acrósticos, descrição, problemas de adição e subtração,  figuras, imagens, pesquisa, observação, dicionário.
  • Medidas de comprimento, capacidade, de tempo:
    • Pesquisa na internet de imagens e vídeos sobre o tema e classificação e seriação dos animais.


    Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza.

            Para terem vida a para continuar vivendo, é essencial a função alimentar.

    Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos.  A esse processo chama-se a função reprodutora.



    As plantas reproduzem-se, umas através de sementes, outras por estaca, ou seja, por meio da plantação de novas plantas.



            Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros geram-se na barriga das suas mães.
            Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.
            Nós, as pessoas, fazemos parte do grupo dos animais. O que nos distingue dos outros é o fatos de termos pensamento e possuirmos raciocínio, enquanto que os restantes animais reagem só por instinto.  


    plantas de cores variadas e tamanhos diferentes. Mas todas se alimentam pela raiz, por onde extraem a seiva da terra, ou seja, o alimento de que necessitam.

            A água e o oxigênio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos.
            As plantas respiram pela folhagem e têm uma função importantíssima na Natureza, pois produzem oxigênio para purificar o ar. A produção do oxigênio faz-se durante o dia. De noite, elas absorvem oxigênio na sua respiração.  







    Os animais podem viver na terra, no ar e na água. Alguns possuem características que lhes possibilitam a vida na água e na terra – por exemplo, a rã, a tartaruga, a salamandra. Estão adaptados ao ambiente em que vivem, com modos de vida próprios.
            Os animais deslocam-se andando, rastejando, correndo, voando, nadando, saltando…
             Uns são minúsculos, outros são enormes. Apresentam formas muito diferentes. O revestimento do corpo e os seus hábitos alimentares também variam.

            Há animais que só se alimentam de carne, por isso chamam-se carnívoros (por exemplo, o leão). Outros só se alimentam de vegetais, são os herbívoros (por exemplo, a vaca).  



            As pessoas são animais onívoros, pois alimentam-se de carne e de vegetais.




    Sequência Didática
    ·         Apresentar a capa do livro “A B C dos animais”;
    ·         Conversar sobre o que será que vai acontecer na história?
    ·         Ler o livro para os alunos fazendo pausas;
    ·         O livro conta a história que vocês tinham pensado? Vocês estão gostando? O que será que vai acontecer?
    ·         Pedir que cada um conte como pensou o final da história.
    ·         Contar o final da história.
    ·         Levar outros livros que falem sobre animais.
    ·         Escolher alguns livros para serem trabalhados;
    ·         Dar o texto informativo sobre a classe dos animais;
    ·         Digitar o livro e entregar para os alunos;
    ·         Trabalhar a interpretação do livro “A B C dos animais”;

    1-   Copie do texto o nome dos animais na ordem do alfabeto?
    2-   Classifique os animais citados no livro em aves, mamíferos, anfíbios, répteis e insetos?

    Análise linguística:

    - Palavra escondida com as palavras:
    amam                                       elefante                         koala
    acordar                                    formam                          tranquilos
    brincam                                   semelhantes                  casal    
    cachorro                                  girafa                             nadadoras
    enrugados                               interessantes                caçadoras
    parecem                                  jacaré
    comemoram                            jantam
    dourados                                 suspirou
    descansam                             garotada
    - Separe as sílabas conforme o modelo:
    cachorro – ca- chor-ro 3 sílabas    8 letras
    semelhantes-
    formigueiros-
    observam-
    nadadoras-
    engraçados-
    papagaios-
    comemoram-
    tranqüilos-
    quatro-

    Ache uma rima para cada palavra:
    acordar                                            sozinho
    jejum                                               cachorro
    bonitos                                            desenvolvem
    leão                                                  jacaré
    brincam

    Individual dar o nome de um animal para cada aluno escrever sobre o mesmo.

    Após montar um livro no coletivo.



    ABC DOS ANIMAIS
    A é para a aratinga.
    As aratingas são aves amáveis.
    As aratingas amam acordar nas árvores.
    I é para a iguana.
    As iguanas são interessantes e irresistíveis.
    As imagens das iguanas são incríveis. 

    B é para o beija-flor.
    Os beija-flores são bonitos.
    Os bicos dos beija-flores brincam com as begônias.
    J é para o jacaré.
    Os jacarés estão em jejum.
    Os jacarés jamais jantam juntos.

    C é para o cachorro.
    As crianças comemoram a chegada de um cachorro.
    Cada criança corre com seu cachorro.
    K é para o koala.
    Os koalas são marsupiais.
    Os koalas são tranqüilos e se alimentam das folhas de eucalipto.

    D é para o dromedário.
    Os dromedários dourados dormem nas dunas do deserto.
    Os dromedários descansam depois do desgaste do dia.
    L é para o leão.
    Os leões são legais e lindos.
    O leão lidera a leãozada.

    E é para o elefante.
    Os elefantes são enormes e enrugados.
    Os elefantes foram eleitos os mais engraçados.
    M é para o mico-leão-dourado.
    Os micos-leões-dourados são monógamos, uma vez formado o casal, mantêm-se fiéis.
    Os mico-leões-dourados estão amaeçados de extinção.

    F é para a formiga.
    As formigas fazem furos fundos nos formigueiros.
    As formigas formam filas fantásticas.
    N é para a nutria.
    As nutrias são grandes nadadoras.
    As nutrias também são conhecidas como ratão-do-banhado.

    G é para a girafa.
    As girafas são gigantes.
    As girafas gostam das gargalhadas da garotada.
    O é para a onça-pintada.
    As onças são ótimas caçadoras.
    As onças olham e observam sua presa.

    H é para o hipopótamo.
    Os hipopótamos são herbívoros.
    As histórias dos hipopótamos são hilariantes!
    Q é para o quati.
    Os quatis são muito queridos.
    Há quatro espécies semelhantes de quatis espalhados desde o Panamá até a Argentina.

    P é para o papagaio.
    Os papagaios são pássaros.
    As penas dos papagaios parecem pintadas.

    V é para o veado-de-cauda-branca.
    Os veados são velozes e vigorosos.
    Os veados são muito vistosos.

    R é para o rinoceronte branco.
    Os rinocerontes são robustos e rápidos.
    Os rinocerontes repousam na sombra mais próxima.
    W é para o wallaby.
    O wallaby é um pouco menor que o canguru.
    As fêmeas possuem uma bolsa abdominal, o marsúpio, onde os filhotes crescem e se desenvolvem.

    S é para o sapo.
    O sapo sapeca saiu sozinho.
    Sim, senhor! Saiu sozinho!
    Só sossegou quando soube da sapa.
    Suspirou e saiu saltando.

    X é para o xexéu.
    O xexéu ficou dodói!
    O xexéu vai tomar xarope!
    T é para o tucano-toco.
    Os tucanos são tranqüilos.
    A todo tempo estão atentos.
    Y é para o yak.
    O yak vive bem longe, na Ásia Central.
    Os machos e as fêmeas possuem chifres enormes.

    U é para o urso polar.
    Os ursos usam as unhas e urram!
    Uuuuuuuuuaaarrrrgh!
    Z é para a zebra.
    As zebras vieram da África.
    Algumas zebras moram no zoológico.
    As zebras zanzam pelo zoológico.
    Vamos ao zôo ver a zebra.
















    Socialização e sistematização

    Releitura da obra: A Cuca de Tarsila do Amaral.
    Recorte e colagem da lenda da Iara.
    Dobradura de animais.
    Montar painéis, observação de material concreto.

    Avaliação: Através de participação, reconhecimento, diferenciação, produção e uma avaliação escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário