|
ESTADO
DE SANTA CATARINA
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SALTINHO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professoras:
Solange Maria Kerber, Jucieli Campos, Terezinha Vitória Dal Magro, Regiane
Brunetto, Elizandra Magedans, Lucinda Falchetti Pagani
|
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2º ANO
Tema:
Seres Vivos
Obra
Cuca (Tarsila do Amaral)
Apresentar
figuras de animais, vegetais e microorganismos. Montar um cartaz.
Textos:
Vida no jardim e o livro de língua portuguesa que trata bastante de animais.
Problematização:
Vocês
sabiam que microorganismos são seres vivos?
Vocês
conhecem alguns seres vivos? Quais? E não vivos? Quais?
Existe
algum ser vivo útil ao homem?
O
que você sabe sobre os vegetais?
Quais
são os animais que você conhece? Todos os animais vivem no mesmo ambiente?
Objetivos:
- Identificar
seres vivos e não vivos;
- Compreender
o que significa ter vida;
- Saber
as características que diferenciam seres vivos e não vivos;
- Reconhecer
e comparar animais observando semelhanças e diferenças do corpo e do
habitat.
Conceitos:
Língua Portuguesa:
textos, acentuação, pontuação, ortografia, frases, analise lingüística,
discurso.
Matemática:
números, medidas, juntar, acrescentar, subtrair, tirar (problemas).
Ciências:
meio biótico e abiótico.
Geografia:
espaço e localização.
Historia:
Evolução dos seres vivos.
Artes:
cor, forma, linha, formas geométricas, dobradura, folclore.
Informática:
Informativos específicos sobre o tema.
Temas multidisciplinares:
Educação
ambiental: desmatamento e poluição.
Ações e operações:
- Fábulas,
lendas, poemas, trava-línguas, acrósticos, descrição, problemas de adição
e subtração, figuras, imagens,
pesquisa, observação, dicionário.
- Medidas
de comprimento, capacidade, de tempo:
- Pesquisa na internet de imagens e vídeos sobre o tema e classificação e seriação dos animais.
Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza.
Para terem vida a para continuar vivendo, é essencial a função alimentar.Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos. A esse processo chama-se a função reprodutora.
As plantas reproduzem-se, umas através de sementes, outras por estaca, ou seja, por meio da plantação de novas plantas.
Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros geram-se na barriga das suas mães.Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.Nós, as pessoas, fazemos parte do grupo dos animais. O que nos distingue dos outros é o fatos de termos pensamento e possuirmos raciocínio, enquanto que os restantes animais reagem só por instinto.Há plantas de cores variadas e tamanhos diferentes. Mas todas se alimentam pela raiz, por onde extraem a seiva da terra, ou seja, o alimento de que necessitam.
A água e o oxigênio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos.As plantas respiram pela folhagem e têm uma função importantíssima na Natureza, pois produzem oxigênio para purificar o ar. A produção do oxigênio faz-se durante o dia. De noite, elas absorvem oxigênio na sua respiração.
Os animais podem viver na terra, no ar e na água. Alguns possuem características que lhes possibilitam a vida na água e na terra – por exemplo, a rã, a tartaruga, a salamandra. Estão adaptados ao ambiente em que vivem, com modos de vida próprios.Os animais deslocam-se andando, rastejando, correndo, voando, nadando, saltando…Uns são minúsculos, outros são enormes. Apresentam formas muito diferentes. O revestimento do corpo e os seus hábitos alimentares também variam.
Há animais que só se alimentam de carne, por isso chamam-se carnívoros (por exemplo, o leão). Outros só se alimentam de vegetais, são os herbívoros (por exemplo, a vaca).
As pessoas são animais onívoros, pois alimentam-se de carne e de vegetais.
Sequência Didática· Apresentar a capa do livro “A B C dos animais”;· Conversar sobre o que será que vai acontecer na história?· Ler o livro para os alunos fazendo pausas;· O livro conta a história que vocês tinham pensado? Vocês estão gostando? O que será que vai acontecer?· Pedir que cada um conte como pensou o final da história.· Contar o final da história.· Levar outros livros que falem sobre animais.· Escolher alguns livros para serem trabalhados;· Dar o texto informativo sobre a classe dos animais;· Digitar o livro e entregar para os alunos;· Trabalhar a interpretação do livro “A B C dos animais”;1- Copie do texto o nome dos animais na ordem do alfabeto?2- Classifique os animais citados no livro em aves, mamíferos, anfíbios, répteis e insetos?Análise linguística:- Palavra escondida com as palavras:amam elefante koalaacordar formam tranquilosbrincam semelhantes casalcachorro girafa nadadorasenrugados interessantes caçadorasparecem jacarécomemoram jantamdourados suspiroudescansam garotada- Separe as sílabas conforme o modelo:cachorro – ca- chor-ro 3 sílabas 8 letrassemelhantes-formigueiros-observam-nadadoras-engraçados-papagaios-comemoram-tranqüilos-quatro-Ache uma rima para cada palavra:acordar sozinhojejum cachorrobonitos desenvolvemleão jacarébrincamIndividual dar o nome de um animal para cada aluno escrever sobre o mesmo.Após montar um livro no coletivo.ABC DOS ANIMAISA é para a aratinga.As aratingas são aves amáveis.As aratingas amam acordar nas árvores.I é para a iguana.As iguanas são interessantes e irresistíveis.As imagens das iguanas são incríveis.B é para o beija-flor.Os beija-flores são bonitos.Os bicos dos beija-flores brincam com as begônias.J é para o jacaré.Os jacarés estão em jejum.Os jacarés jamais jantam juntos.C é para o cachorro.As crianças comemoram a chegada de um cachorro.Cada criança corre com seu cachorro.K é para o koala.Os koalas são marsupiais.Os koalas são tranqüilos e se alimentam das folhas de eucalipto.D é para o dromedário.Os dromedários dourados dormem nas dunas do deserto.Os dromedários descansam depois do desgaste do dia.L é para o leão.Os leões são legais e lindos.O leão lidera a leãozada.E é para o elefante.Os elefantes são enormes e enrugados.Os elefantes foram eleitos os mais engraçados.M é para o mico-leão-dourado.Os micos-leões-dourados são monógamos, uma vez formado o casal, mantêm-se fiéis.Os mico-leões-dourados estão amaeçados de extinção.F é para a formiga.As formigas fazem furos fundos nos formigueiros.As formigas formam filas fantásticas.N é para a nutria.As nutrias são grandes nadadoras.As nutrias também são conhecidas como ratão-do-banhado.G é para a girafa.As girafas são gigantes.As girafas gostam das gargalhadas da garotada.O é para a onça-pintada.As onças são ótimas caçadoras.As onças olham e observam sua presa.H é para o hipopótamo.Os hipopótamos são herbívoros.As histórias dos hipopótamos são hilariantes!Q é para o quati.Os quatis são muito queridos.Há quatro espécies semelhantes de quatis espalhados desde o Panamá até a Argentina.P é para o papagaio.Os papagaios são pássaros.As penas dos papagaios parecem pintadas.V é para o veado-de-cauda-branca.Os veados são velozes e vigorosos.Os veados são muito vistosos.R é para o rinoceronte branco.Os rinocerontes são robustos e rápidos.Os rinocerontes repousam na sombra mais próxima.W é para o wallaby.O wallaby é um pouco menor que o canguru.As fêmeas possuem uma bolsa abdominal, o marsúpio, onde os filhotes crescem e se desenvolvem.S é para o sapo.O sapo sapeca saiu sozinho.Sim, senhor! Saiu sozinho!Só sossegou quando soube da sapa.Suspirou e saiu saltando.X é para o xexéu.O xexéu ficou dodói!O xexéu vai tomar xarope!T é para o tucano-toco.Os tucanos são tranqüilos.A todo tempo estão atentos.Y é para o yak.O yak vive bem longe, na Ásia Central.Os machos e as fêmeas possuem chifres enormes.U é para o urso polar.Os ursos usam as unhas e urram!Uuuuuuuuuaaarrrrgh!Z é para a zebra.As zebras vieram da África.Algumas zebras moram no zoológico.As zebras zanzam pelo zoológico.Vamos ao zôo ver a zebra.
Socialização e sistematizaçãoReleitura da obra: A Cuca de Tarsila do Amaral.Recorte e colagem da lenda da Iara.Dobradura de animais.Montar painéis, observação de material concreto.Avaliação: Através de participação, reconhecimento, diferenciação, produção e uma avaliação escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário